Por que a criança parece desinteressada? O problema pode ser a alimentação

Descubra como a desnutrição pode afetar o comportamento das crianças na sala de aula, a linguagem e o processo de alfabetização.

Desnutrição e aprendizado: quando a dificuldade na escola começa no prato

Quando a criança passa por falta prolongada de nutrientes, seu cérebro não funciona como deveria. Isso pode causar:

  • Dificuldade para organizar ideias
  • Problemas para seguir instruções
  • Mais tempo para entender uma tarefa

Essas são as chamadas funções executivas — elas ajudam a criança a planejar, focar, lembrar e terminar atividades. Se essas funções estão fracas, o rendimento escolar cai.

👉 A falta de nutrientes pode reduzir a capacidade de memória da criança em até 30%.

Por que a criança parece “devagar”?

Crianças com desnutrição crônica costumam:

  • Precisar de mais tempo para aprender
  • Ficar cansadas com facilidade durante a aula
  • Ter dificuldade para manter a atenção por muito tempo
  • Parecer “desligadas” ou distraídas

Mas isso não é preguiça — é o cérebro lutando para funcionar com pouca energia e pouca nutrição.

Comportamentos que confundem os adultos

Professores e responsáveis muitas vezes acham que a criança está:

  • Sem interesse nas aulas
  • Agindo com timidez ou preguiça
  • Sem vontade de participar

Mas o que está por trás pode ser cansaço mental, dificuldade para lembrar, ou medo de errar.

Crianças com desnutrição crônica tendem a:

  • Preferir tarefas repetidas e com menos mudanças
  • Evitar atividades difíceis para não se sentirem expostas
  • Ter desempenho escolar irregular — vão bem em um dia e mal no outro

E a linguagem, como é afetada?

A fala e a linguagem também sofrem com a falta de nutrientes. A criança pode:

  • Ter vocabulário menor
  • Demorar mais para entender frases difíceis
  • Ter dificuldade com os sons das palavras (consciência fonológica)

Isso prejudica o processo de alfabetização. Muitas vezes, a criança é classificada como “com dificuldade de aprendizagem”, quando o problema é nutricional, não pedagógico.

👉 A desnutrição pode atrasar a alfabetização em até 18 meses.

O que observar na sala de aula?

Fique atento se a criança:

  • Cansa rápido nas atividades
  • Tem dificuldade para se concentrar
  • Precisa de mais repetições para aprender
  • Fica calada nas rodas de conversa
  • Evita responder perguntas ou fazer leitura em voz alta

Esses podem ser sinais de desnutrição crônica, e não de falta de vontade.

👉 Quando falta comida no prato, sobra dificuldade na lousa.

🧬 O que aprendemos hoje?

  • A desnutrição crônica pode prejudicar as funções executivas do cérebro, dificultando o aprendizado, a memória e a concentração.
  • Muitos comportamentos confundidos com desinteresse ou preguiça na escola podem, na verdade, ser sinais de carência nutricional.
  • A falta de nutrientes também afeta a linguagem e pode atrasar significativamente o processo de alfabetização.

Aqui no Clube da Saúde Infantil, acreditamos: crescer com saúde é mais legal!