Crianças desnutridas aprendem menos? Entenda os efeitos no cérebro

A desnutrição infantil afeta o desenvolvimento do cérebro, prejudicando a memória, a atenção e a aprendizagem. Entenda os impactos e como preveni-los.

Desnutrição pode prejudicar a memória, a atenção e a aprendizagem

Quando uma criança não recebe os nutrientes que precisa, o cérebro dela pode se desenvolver de forma diferente. Isso pode causar dificuldades para aprender, prestar atenção, lembrar das coisas e até para controlar o comportamento. 

Essas mudanças podem acontecer mesmo depois que a criança já voltou a se alimentar bem.

Quais funções do cérebro são mais afetadas?

A desnutrição afeta várias áreas do cérebro. Veja alguns exemplos:

  • Memória de trabalho: dificuldade em lembrar e usar informações ao mesmo tempo.
  • Atenção: dificuldade de concentração e distração fácil.
  • Linguagem: atraso para falar, vocabulário pequeno e dificuldades para entender frases mais longas.
  • Funções executivas: problemas para planejar, resolver problemas e se adaptar a mudanças.

Estudos mostram que crianças com desnutrição podem ter até 15 pontos a menos no QI (quociente de inteligência) do que outras da mesma idade.

Cada tipo de desnutrição afeta de um jeito

Os efeitos no cérebro mudam de acordo com o tipo de desnutrição. Por exemplo:

  • Desnutrição grave (como marasmo ou kwashiorkor): pode afetar quase todas as áreas do cérebro.
  • Falta de ferro: prejudica a atenção e a memória de curto prazo.
  • Falta de iodo: atrapalha o raciocínio lógico e as habilidades visuais.
  • Falta de zinco: afeta a memória e o controle das emoções.

Quanto mais tempo a criança fica desnutrida, pior pode ser o impacto no desenvolvimento do cérebro.

Como isso aparece no dia a dia?

Esses problemas no cérebro se refletem no comportamento da criança. Ela pode:

  • Ter dificuldade de acompanhar as aulas;
  • Levar mais tempo para aprender a ler ou fazer contas;
  • Repetir de ano na escola;
  • Precisar de ajuda extra no aprendizado;
  • Ter mais dificuldade para se relacionar com outras crianças.

Crianças que tiveram desnutrição também podem apresentar mais problemas para lidar com emoções e seguir regras.

🧬 O que aprendemos hoje?

  • A desnutrição pode afetar diretamente o funcionamento do cérebro, prejudicando memória, atenção, linguagem e outras habilidades cognitivas.
  • A falta de nutrientes como ferro, iodo e zinco interfere no aprendizado e no comportamento da criança.
  • Mesmo após melhorar a alimentação, os efeitos no desenvolvimento podem continuar, por isso é essencial agir cedo.

Aqui no Clube da Saúde Infantil, acreditamos: crescer com saúde é mais legal!

📚 Referências Bibliográficas

  1. Prado EL, Dewey KG. Nutrition and brain development in early life. Nutr Rev. 2014;72(4):267-284.
  2. Waber DP et al. Nutr Neurosci. 2018;21(7):462-473.
  3. Kar BR et al. Behav Brain Funct. 2008;4:31.
  4. Galler JR et al. Pediatrics. 2012;130(1):e1-e7.
  5. Lozoff B et al. Arch Pediatr Adolesc Med. 2006;160(11):1108-1113.
  6. Sudfeld CR et al. Pediatrics. 2015;135(5):e1266-e1275.
  7. Wachs TD et al. Ann N Y Acad Sci. 2014;1308:89-106.
  8. Pongcharoen T et al. Arch Pediatr Adolesc Med. 2012;166(5):411-416.
  9. Crookston BT et al. Matern Child Nutr. 2011;7(4):397-409.
  10. Grantham-McGregor S et al. Public Health Nutr. 2005;8(7A):1191-1201.
  11. Lozoff B, Georgieff MK. Semin Pediatr Neurol. 2006;13(3):158-165.
  12. Black MM. J Nutr. 2003;133(5 Suppl 1):1473S-1476S.
  13. Lozoff B et al. Pediatrics. 2000;105(4):E51.
  14. Stein AD et al. Arch Pediatr Adolesc Med. 2008;162(7):612-618.
  15. Victora CG et al. Lancet. 2008;371(9609):340-357.
  16. Galler JR et al. J Nutr. 2012;142(4):788-794.
  17. Berkman DS et al. Lancet. 2002;359(9306):564-571.
  18. Walker SP et al. J Nutr. 2007;137(11):2464-2469.
  19. Galler JR et al. J Child Psychol Psychiatry. 2010;51(7):789-798.