Como Criar um Plano de Ação Eficaz para Crianças com Asma

Controle da asma infantil com mais eficácia: personalize o plano por idade, use recursos visuais e tecnologia.

Planos de Ação Personalizados: Além do Modelo Único

Os planos de ação para asma ajudam as famílias a saberem o que fazer em caso de crises e como prevenir episódios graves. Quando os planos são personalizados, considerando as necessidades e a rotina da criança, os resultados são ainda melhores (1).

👉 Um plano de ação eficaz leva em conta a gravidade da asma, o ambiente familiar e o nível de entendimento dos cuidadores.

Importância da Personalização

Estudos mostram que crianças com planos personalizados têm 30% menos visitas a emergências e 25% menos hospitalizações do que aquelas que recebem apenas orientações verbais (2). Esses planos devem incluir:

  • Sintomas a serem observados
  • Medicação de manutenção e de resgate
  • Ações a serem tomadas em cada situação (leve, moderada ou grave)
  • Contatos de emergência

Adaptação por Faixa Etária

Os planos precisam ser ajustados para a idade da criança:

  • Pré-escolares (2-5 anos): Planos voltados para os cuidadores, com linguagem simples.
  • Crianças em idade escolar (6-11 anos): Incluir orientações para que a própria criança reconheça os sintomas iniciais.
  • Adolescentes (12-18 anos): Enfatizar a autonomia e o autogerenciamento, preparando-os para o controle independente da asma (3).

👉 O nível de compreensão da família deve ser considerado. Quanto mais simples e visual o plano, melhor a adesão.

Uso de Elementos Visuais

A inclusão de elementos visuais, como o sistema de cores (verde, amarelo e vermelho), facilita a compreensão. Cada cor indica uma fase da asma e as ações correspondentes:

  • Verde: Controle da asma e medicação regular
  • Amarelo: Sinais de alerta e necessidade de ajuste
  • Vermelho: Crise grave e busca por atendimento imediato (4).

Estudos mostram que planos com elementos visuais são 40% mais eficazes em melhorar a adesão do que planos apenas textuais (5).

Tecnologia no Controle da Asma

Aplicativos móveis podem ser integrados ao plano de ação, enviando lembretes de medicação, monitorando sintomas e facilitando o contato com a equipe de saúde. Em um estudo, crianças que usaram aplicativos específicos tiveram 28% menos crises (6).

Para famílias sem acesso digital, opções impressas com QR codes para vídeos educativos podem ser uma alternativa prática e acessível.

Considerações Específicas

Ao desenvolver um plano de ação, é importante considerar:

  • Estrutura familiar (quem cuida da criança durante o dia)
  • Rotina escolar e atividades extras
  • Histórico prévio de crises e medicamentos já utilizados
  • Comorbidades (como rinite ou obesidade), que podem exigir ajustes no plano.

Planos personalizados que consideram esses fatores têm maior taxa de adesão e melhoram a qualidade de vida da criança asmática (7).

🧬 O que aprendemos hoje?

  • Planos de ação personalizados reduzem internações e melhoram o controle da asma ao se adaptarem à rotina, idade e compreensão da criança e da família.
  • Elementos visuais como o sistema de cores (verde, amarelo e vermelho) tornam os planos mais fáceis de seguir e aumentam a adesão.
  • Tecnologias como aplicativos e QR codes ampliam o acesso, tornando o plano mais prático e eficaz, mesmo em contextos com menos recursos.

Aqui no Clube da Saúde Infantil, acreditamos: crescer com saúde é mais legal!

📚 Referências Bibliográficas

  1. Gatheral TL, Rushton A, Evans DJ, et al. Personalised asthma action plans for adults with asthma. Cochrane Database Syst Rev. 2017;4(4):CD011859.
  2. Dinakar C, Chipps BE. Clinical Tools to Assess Asthma Control in Children. Pediatrics. 2017;139(1):e20163438.
  3. Klok T, Kaptein AA, Brand PLP. Non-adherence in children with asthma reviewed: The need for improvement of asthma care and medical education. Pediatr Allergy Immunol. 2015;26(3):197-205.
  4. Ducharme FM, Zemek RL, Chalut D, et al. Written action plan in pediatric emergency room improves asthma prescribing, adherence, and control. Am J Respir Crit Care Med. 2011;183(2):195-203.
  5. Yin HS, Gupta RS, Tomopoulos S, et al. A low-literacy asthma action plan to improve provider asthma counseling: a randomized study. Pediatrics. 2016;137(1):e20150468.
  6. Chan AHY, Stewart AW, Harrison J, et al. The effect of an electronic monitoring device with audiovisual reminder function on adherence to inhaled corticosteroids and school attendance in children with asthma: a randomised controlled trial. Lancet Respir Med. 2015;3(3):210-219.
  7. Boulet LP, Boulay MÈ, Chanez P, et al. Asthma-COPD Overlap Phenotypes and Their Implications for Precision Medicine. Curr Opin Pulm Med. 2020;26(1):46-54.